Quarta, 26 Fevereiro 2020

        

Keep calm and Jogue Tênis.

O tênis é um esporte pouco praticado no Brasil, mas que ganhou muitos admiradores depois que o famoso jogador, Gustavo Kuerten, disputou muitos campeonatos e conquistou muitas medalhas representando o país.

O tênis, um dos esportes mais tradicionais e praticados no mundo, é, também, sinônimo de técnica, tática e, claro, benefícios para a corpo. Tanto que, de acordo com os mais diversos estudos elaborados pela ciência esportiva, a modalidade entra como uma das mais completas atividades físicas para o corpo e a mente, sendo indicada a todas as pessoas! Seja homem, mulher, criança ou idoso, o tênis consegue se adaptar facilmente às necessidades e possibilidades de cada um, independente da idade. Praticado os golpes e os contantes movimentos das pernas, durante a atividade, mexem praticamente com todas as musculaturas do corpo, por isso, contribui diretamente no desenvolvimento físico. O tênis exige agilidade, disciplina tática e cálculo. Para ter um melhor desempenho é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexível, bastante explosão muscular e uma coordenação muito boa. Você pode aprimorar cada vez mais suas habilidades com muito treino e praticando bastante o esporte. Está entre os principais benefícios do tênis os seguintes:

 

- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória: O esporte exige um controle da respiração e acaba sendo uma atividade aeróbica, já que mexe com todos os músculos, isso faz com que nosso sistema cardiovascular e respiratório passe a funcionar de maneira adequada.

 

- Melhora a coordenação motora e reflexos: Ir em direção à bola e acertá-la com a raquete auxilia no controle dos gestos corporais e aprimoram a prática. Os reflexo também se beneficiam no decorrer dos treinamentos.

 

- Gasto calórico: Para que deseja emagrecer, o professor Amaro Gomes ressalta que praticar tênis gera um alto gasto calórico (cerca de 500 Kcal/hora), já que esporte necessita de agilidade e resistência física.

 

- Diminui o estresse: Praticar esportes ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), por isso, sua prática distrai e proporciona um dia mais leve e tranquilo, já que aumenta os níveis de serotonina (hormônio relacionado ao bem-estar) do nosso corpo.

- Melhora a concentração: Já que o tênis consiste em você acertar a bola na quadra do adversário, você estará sempre atento ao caminho da bola, logo, a prática pode aprimorar a sua concentração em outros aspectos da sua vida.

 

Portanto independente da idade e do nível a dica principal é JOGUE TÊNIS!

Somos o maior portal de saúde mental do Brasil. O Insituto Labinas traz informações atualizadas sobre o mundo da psiquiatria, psicologia e bem-estar.

Newsletter

Quer ficar por dentro das novidades?! Tudo sobre saúde mental. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fique tranquilo. Não mandaremos spam.