Quarta, 26 Fevereiro 2020

        

Escolho Medicina ou TI? Que dúvida cruel!!!

Não é novidade para ninguém que a adolescência é uma fase de transição e de muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito à escolha da profissão. Os adolescentes sentem-se pressionados de todos os lados - por eles mesmos, pelos pais, pelas escolas/cursinhos. Muitos acham que devem seguir a carreira dos pais, outros já sentem um certo "pavor" e dizem que serão qualquer coisa, mas jamais seguirão a carreira que os pais escolheram. Essa indecisão começa geralmente no primeiro ano do Ensino Médio e no último ano o adolescente já precisa estar mais certo do que pretende fazer, afinal o vestibular está batendo na porta. 

E outros não fazem a menor ideia do que querem fazer ou "acham" que querem tal coisa, mas não tem certeza. E é aí que a Orientação Profissional vai poder ajudar o adolescente em sua escolha. Para todos os casos, o processo de autoconhecimento é essencial. É indispensável que o adolescente consiga definir os traços da sua personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoas que definirão os caminhos a serem trilhados. 

Anteriormente chamada de "Orientação Vocacional", a Orientação Profissional é o trabalho realizado com adolescentes que buscam decidir-se sobre qual área de trabalho mais se identificam. A participação da família é importante, porém sempre deixamos claro que a decisão final é única e exclusivamente do adolescente. 

É importante ressaltar que a escolha de uma profissão ou área de atuação vai muito além de testes vocacionais que são encontrados na Internet. São avaliados pelo psicólogo durante o processo os gostos e preferências gerais do orientado, aquilo que o motiva, desmotiva, o quão maduro ele está para tomar uma decisão, ou seja, diversos fatores fazem parte do processo para que ao final o orientado tenha uma maior e melhor compreensão de si mesmo. Espera-se que o orientado tenha adquirido maior autoconhecimento para uma tomada de decisão mais esclarecida quanto à escolha de uma graduação. 

O ISAP (Instituto Sala de Avaliação Psicológica) e o Instituto Labinas fizeram uma parceria e contam com profissional especializado para aplicar a Avaliação de Orientação Profissional em adolescentes. 

Somos o maior portal de saúde mental do Brasil. O Insituto Labinas traz informações atualizadas sobre o mundo da psiquiatria, psicologia e bem-estar.

Newsletter

Quer ficar por dentro das novidades?! Tudo sobre saúde mental. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fique tranquilo. Não mandaremos spam.