Psiquiatria Infantil e Adolescente

Psiquiatra em São José dos Campos

Qual a importância da psiquiatria da infância e adolescência?


A Psiquiatria da Infância e da Adolescência é uma especialidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo atual.


Os transtornos mentais nas crianças e nos adolescentes são extremamente frequentes, apesar de pouco reconhecidos. Algumas doenças psiquiátricas têm suas primeiras manifestações ao longo da infância, como por exemplo o transtorno de ansiedade. Por conta disso, é de suma importância um acompanhamento psiquiátrico especializado nessa faixa etária, para que qualquer tipo de transtorno seja diagnosticado e tratado de maneira certeira, o quanto antes possível, para que não hajam outros problemas subsequentes futuramente. 

Patologias psiquiátricas que podem atingir crianças e adolescentes

  • Deficiência Intelectual

    É um transtorno intelectual que tem como característica as limitações nas habilidades mentais. Pessoas com Deficiência Intelectual apresentam dificuldades para compreender ideias e resolver problemas e as demais habilidades ligadas à inteligência e raciocínio. 


    As causas são diversas, podendo ser de finalidade genética ou perinatais, como má formação fetal, desnutrição infantil, problemas durante a gestação ou o parto. 

    Estima-se que cerca de 1% da população infantil no Brasil possui algum tipo de deficiência intelectual, sendo necessário um acompanhamento multiprofissional para ajudar no desenvolvimento das áreas cognitivas afetadas. 


  • Desordem de Aprendizagem

    O Transtorno de Aprendizagem é caracterizado por dificuldades escolares específicas significativamente maiores que o esperado  para a sua fase de desenvolvimento. 

    Os transtornos de aprendizagem estão diretamente ligados à dificuldades na linguagem escrita, leitura, raciocínio e habilidades matemáticas, prejudicando o rendimento na escola.

    Não se sabe a causa exata, mas há fatores genéticos e emocionais. Além disso, problemas familiares e de ambiente escolar podem agravar o quadro.


    Alguns dos  transtornos que compõem a Desordem de Aprendizagem:


    • Transtorno de Leitura (Dislexia);
    • Transtorno de Matemática;
    • Transtorno de Expressão Escrita.

    O tratamento requer acompanhamento psicopedagógico, fonoaudiológico, psiquiátrico e psicológico em parte dos casos.

  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um quadro que normalmente se percebe quando a criança ingressa na escola.


    O transtorno é dividido em alteração no campo da desatenção: dificuldade de foco e atenção, não prestar atenção a detalhes, parecer estar “no mundo da lua”, não terminar as tarefas, esquecer materiais e objetos pessoais e desorganização com as próprias coisas.


    O campo da hiperatividade e impulsividade é caracterizado por inquietação, agitação de mãos e pés, não conseguir ficar sentado na sala de aula, estar sempre andando de um lado para o outro, falar excessivamente e não esperar a sua vez.


    O transtorno pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento da criança se não tratado.


  • Transtorno Opositivo Desafiador

    O Transtorno Opositivo Desafiador é um transtorno disruptivo da infância que caracteriza-se por um padrão de desobediência e desafio global. 

    Os indivíduos acometidos pelo transtorno, possuem dificuldade em aceitar regras, discutindo em excesso com adultos e outras figuras de autoridade, incomodando os demais a sua volta. Também é de comum comportamento a dificuldade em aceitar responsabilidades e, quando não conseguem o que desejam, perdem o controle de seus atos. Birras, provocação, perder a calma com facilidade e agressividade com colegas de turma também são comportamentos comuns.


    Esse transtorno pode estar associado à outros, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Pode evoluir para  um Transtorno de Conduta, no entanto, esse transtorno é independente e deve ser identificado e tratado por um profissional altamente qualificado. 


  • Transtorno de Conduta

    O Transtorno de Conduta é um dos transtornos psiquiátricos mais frequentes no período da infância, acometendo cerca de 5% dos indivíduos dessa faixa etária. 


    O comportamento  que caracteriza esse transtorno é agressão a pessoas e animais, crueldade, provocação acintosa e ostensiva, furtos e desrespeito às regras. Fugir e passar à noite fora de casa apesar da proibição dos pais também são comportamentos esperados. 


    Os sintomas são caracterizados por comportamentos que incomodam e perturbam em demasia ou comportamentos anti-sociais que violam as normas sociais e os direitos individuais. 


    O diagnóstico para o Transtorno de Conduta aplica-se para indivíduos com idade inferior a 18 anos, sendo necessária a observação de pelo menos seis meses desses comportamentos.


  • Transtorno do Espectro Autista

    É um transtorno do desenvolvimento neurológico que caracteriza-se pela dificuldade e déficits persistentes de comunicação e interação social, associados a comportamentos restritos e repetitivos nas atividades, nos interesses e no próprio comportamento da criança. 


    Esse transtorno pode apresentar graus diferentes. No entanto, é um transtorno pervasivo que não apresenta possibilidade de cura, ainda que um tratamento adequado precoce altere o prognóstico. 


    O TEA tem origem já nos primeiros anos de vida, mas a percepção dos sintomas podem variar para indivíduo, podendo aparecer logo após o nascimento ou não. 

    O indivíduo acometido pode apresentar sintomas como: 

    • Estereotipias motoras e verbais
    • Ecolalia (hábito de repetir mecanicamente as palavras);
    • Baixa frequência de reciprocidade social;
    • Interesses não usuais por parte de objetos;
    • Incômodo com sons e texturas;
    • Dificuldade de relacionamento;
    • Baixo contato ocular, etc.

     

    O diagnóstico é clínico e deverá ser feito antes dos 3 anos de idade.