Neurofeedback e Biofeedback

Neurofeedback e Biofeedback


O Biofeedback é um tipo de monitorização de reações involuntárias do paciente a determinados estímulos. Assim, um aparelho é utilizado para monitorar, por exemplo, a frequência cardíaca e respiratória, a tensão muscular e assim por diante.

Tire suas Dúvidas

Entraremos em contato
Agende Pelo Whatsapp

Dúvidas Psiquiatria

Já o Neurofeedback consiste na colocação de eletrodos sobre o couro cabeludo, que captam as emissões elétricas dos neurônios  e permitem, através de um programa de computador, observar as mudanças na atividade elétrica cerebral de uma pessoa. É através dele que o paciente pode aprender a controlar ou regular seus próprios estados cerebrais (técnica de aprendizado natural do cérebro), já que isso influencia muito na maneira como o ser humano age e pensa.


TDAH

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou, simplesmente, TDAH é um transtorno psiquiátrico no qual o paciente não consegue manter o foco e a atenção no que está fazendo. É comum que comece algo e tenha dificuldade de concluir, pois, antes que isso ocorra, seu interesse se volta para outra coisa. Além disso, o indivíduo não consegue se manter quieto (inquietude).


É muito mais visível nas crianças, mas também pode estar presente no adulto, sendo mais difícil de identificar. Também é possível ter o transtorno de Déficit de Atenção sem a Hiperatividade.


O Neurofeedback pode ajudar o paciente a lidar melhor com os problemas causados pela condição, tornando-o mais focado e mais atento ao que precisa ser feito. Também pode ser necessário o tratamento medicamentoso.


Tratamento de insônia 

O Neurofeedback é um dos tratamentos indicados para insônia, especialmente a gerada pela ansiedade.

Por meio de um equipamento, o profissional consegue entender quais áreas do cérebro estão comprometidas e que podem explicar o motivo pelo qual o paciente não está dormindo bem. Assim, o Neurofeedback ajuda a desenvolver essas áreas por meio de um estímulo visual, melhorando  a concentração e diminuindo a hiperatividade cerebral.


Enxaqueca

O Neurofeedback também pode ser utilizado como tratamento da Enxaqueca. Como ele consegue estabilizar as ondas cerebrais e a excitabilidade em determinadas áreas do cérebro, também consegue reduzir a sensibilidade à dor e, consequentemente, diminui a frequência das crises e outros problemas que nascem dela.


Alta performance / Desenvolvimento pessoal

É um tipo de terapia na qual o profissional visa o desenvolvimento pessoal do paciente, ampliando as capacidades que ele já possui e mostrando, por meio do autoconhecimento, como é possível alcançar o sucesso de forma mais rápida. Isso não serve apenas para a carreira, mas para todas as áreas da vida.


Mindfulness

É ideal para aqueles que têm dificuldade de manter o foco, como é o caso de estudantes ou mesmo de funcionários em seus ambientes de trabalho. Com as redes sociais e um mundo de informações na internet, manter o foco em algo ficou mais difícil. O Mindfulness tem o cerne na atenção plena, ou seja, ajuda o paciente a focar no agora, na própria respiração e nos movimentos que realiza, de modo a estar sempre com a mente no presente.


Ansiedade e depressão

São dois transtornos de ordem psiquiátrica que exigem atenção tanto médica quanto de psicoterapia. O Neurofeedback também pode ser utilizado no tratamento dessas patologias. Ao monitorar o cérebro do paciente, o profissional é capaz de entender e atuar nas áreas mais afetadas do comportamento.

Agende Pelo Whatsapp

Dúvidas Frequentes


As perguntas mais comuns de pacientes no consultório.
  • Como funciona?

    É um treinamento cognitivo com mudanças fisiológicas e comportamentais. A pessoa tem uma posição ativa no controle dos seus comportamentos.

  • Qual a eficácia?

    Ela é comprovadamente eficaz no tratamento de TDAH, insônia, enxaqueca, entre outros, pois trabalha em torno da neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de modificar sua estrutura e função.

  • Quanto tempo o tratamento dura?

    O tempo de tratamento é individualizado, ou seja, depende da avaliação e dos objetivos de cada um. Em média, dura de 20 a 35 sessões.

Share by: