Psicologia

Psicologia


A Psicologia é a ciência que estuda e analisa o comportamento e as funções mentais do ser humano. 
Ela atua tanto nas expressões humanas visíveis, como nas que não podem ser vistas, como os pensamentos, sentimentos e emoções. 

Essa área explora todos os conceitos de atenção, cognição, emoção e inteligência, prestando auxílio às pessoas que se encontram passando por algum tipo de dificuldade ou conflito interno. 

Tire suas Dúvidas

Entraremos em contato

Psicologia

  • Terapia Cognitivo Comportamental

    A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é o termo utilizado para se referir à abordagem psicoterapêutica que têm como base teórica os conceitos da terapia cognitiva e da terapia comportamental.

     A TCC acontece com sessões estruturadas, tratamento de curta duração, direcionada a resolução de problemas e à metas definidas pelo próprio paciente. Durante todo o processo, o psicólogo buscará alcançar a reestruturação cognitiva do indivíduo, ou seja, a identificação e modificação de um esquema de crenças que influenciam nos comportamentos disfuncionais e nas emoções negativas do mesmo.

     A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das abordagens mais pesquisadas atualmente e de maior comprovação científica de sua eficácia no tratamento de diversos tipos de transtornos psiquiátricos.


    > Saiba mais sobre Terapia Cognitivo Comportamental

  • Orientação Profissional e Orientação Carreira

    Escolher uma carreira é um assunto abordado desde muito cedo na vida do indivíduo, sendo um processo delicado, especialmente quando o mesmo ainda não tem certeza de qual caminho seguir. 


    Anteriormente chamada de "Orientação Vocacional", a  Orientação Profissional  é um trabalho realizado por um especialista em avaliação psicológica, capaz de auxiliar na escolha da profissão, prestando atendimento aos adolescentes que buscam decidir-se sobre qual área de trabalho mais identificam-se. 

     

    É importante destacar que a escolha de uma profissão ou área de atuação vai muito além de testes vocacionais que podem ser encontrados na internet. 

    São avaliados pelo psicólogo durante o processo, os gostos e preferências gerais do orientado, aquilo que o motiva, desmotiva, o quão maduro ele está para tomar uma decisão. Ou seja, diversos fatores fazem parte desse processo para que ao final, o orientado tenha uma maior e melhor compreensão de si mesmo. 


    Já a Orientação de Carreira é voltada para aqueles profissionais que já concluíram a graduação e estão no mercado de trabalho, porém com dúvidas sobre a escolha e sobre seu futuro profissional. 

    Os projetos de Orientação Profissional ou de Carreira tem duração de até 10 sessões, e nelas são trabalhados os aspectos profissionais do orientado, por meio de entrevistas, exercícios e testes psicológicos. 

    Ao final do processo de Orientação, espera-se que o orientado tenha adquirido maior autoconhecimento para uma tomada de decisão mais esclarecida quanto à escolha de uma graduação ou ainda para o seu projeto profissional e de carreira.  


  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

    O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio psiquiátrico que caracteriza-se por pensamento obsessivos, seguidos de comportamentos e rituais compulsivos. 

    O indivíduo acometido pela doença costuma saber da irracionalidade de seus pensamentos e atos. Ele pode apresentar pensamentos intrusivos e indesejados que o acometem de forma obsessiva, causando desconforto. Algumas vezes, para aliviar o sofrimento e ansiedade provocados, o indivíduo fazia rituais compulsivos. Estes se caracterizam por comportamentos ritualizados e repetitivos como lavar as mãos, checagem, organização. 


    O indivíduo tem muito sofrimento com a doença e perde tempo na realização dos atos compulsivos e dos seus pensamentos obsessivos. 


    O quadro clínico sugere que as causas sejam biológicas, genéticas ou culturais, que estão ligadas ao meio que a pessoa vive e os sintomas podem variar de acordo com o grau da doença e podem afetar diretamente a qualidade de vida, interferindo no aspecto social e profissional. 


  • Avaliação Neuropsicológica

    O exame se trata de um procedimento de avaliação clínica que tem como objetivo esclarecer questões sobre os funcionamentos cognitivo, comportamental e emocional do paciente, busca identificar o que a pessoa faz com facilidade e o que ela faz com dificuldade.

     

    Pode ser feita em todas as idades dependendo da queixa. Nas crianças, o objetivo é compreender como determinada condição do paciente afeta seu comportamento, além de verificar dificuldades escolares, sentimentos ruins, dificuldades para prestar atenção, agitação, notas baixas, brigas, medos, entre outras questões. 


    A avaliação neuropsicológica em adultos pode ser útil para avaliar comprometimentos e potenciais após AVC's, TCE's e também funcionamento cognitivo diante de questões psiquiátricas.


    Nos idosos a avaliação neuropsicológica ajuda na investigação de possíveis perdas cognitivas que podem indicar um comprometimento cognitivo leve ou quadro demencial.


    Normalmente esse tipo de avaliação é pedido por pessoas que conhecem o paciente e observam alterações de comportamentos, estão preocupadas ou interessadas em saber o que está acontecendo. São eles: família, escola, psiquiatra, neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo.


    > Saiba mais sobre Avaliação Psicológica

  • Psicoterapia Fenomenológico-Existencial

    O ser humano é bastante complexo e o seu existir está intrinsecamente relacionado com o mundo. Afinal de contas, as relações humanas são necessárias e as trocas realizadas entre as pessoas as transformam em quem são, podendo também ser a fonte de muitos problemas.


    Por conta disso, a abordagem Fenomenológica-Existencial foca nos acontecimentos da vida do paciente ao se relacionar no dia a dia com tudo o que está ao redor e em como ele interpreta esses acontecimentos de acordo com sua visão e experiências vividas. 


    Ao se tratar das psicopatologias, o trabalho em conjunto com a psicoeducação é indispensável, pois tem o intuito de desenvolver, junto com o indivíduo, formas de conviver com as dificuldades causadas por algumas patologias.


    > Saiba mais sobre Psicoterapia Fenomenológico-Existencial

  • Sexologia

    A Sexologia ou Terapia Cognitiva Sexual é uma proposta de terapia que leva em consideração o comportamento, o contexto social e afetivo e também a mente e o momento no qual está. Ela entende que podem existir crenças distorcidas a respeito do sexo e visa esclarecer ao paciente como isso pode estar interferindo negativamente no seu dia a dia, utilizando de técnicas específicas para tratar de disfunções sexuais e/ou relacionadas. É semelhante à terapia individual, mas com foco em questões direcionadas à sexualidade.


    > Saiba mais sobre Sexologia

  • Terapia de Casal

    Trata-se de um tipo de psicoterapia que é realizada com o casal. Ou seja, ambos precisam participar da sessão e o papel do profissional é oferecer caminhos para uma discussão saudável e construtiva. Um dos objetivos é alinhar as expectativas do casal quanto ao casamento.


    > Saiba mais sobre Terapia de Casal

  • Terapia Comportamental Dialética

    Indicado para pacientes que possuem um intenso desequilíbrio emocional e comportamentos suicidas ou para outros transtornos de maior gravidade, como Transtorno Depressivo Maior, Transtorno do Estresse Pós-Traumático e outros.


    > Saiba mais sobre Terapia Comportamental Dialética

  • Terapia EMDR

    EMDR é uma sigla em inglês para Eye Desensitization and Reprocessing que, traduzido para o português, quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos. É uma técnica que utiliza a estimulação bilateral do cérebro para desbloquear uma memória dolorosa.


    > Saiba mais sobre Terapia EMDR

Share by: